sexta-feira, 1 de julho de 2011

Transparência Seletiva



Che Guevara - por Alberto Korda 

A memória é seletiva e o ato de fotografar também. Se o fotógrafo não dominar o programa no aparelho será programado por ele. O ato de fotografar, segundo  
Susan Sontag, seria uma transparência seletiva, diferente do pintor que faria somente uma interpretação seletiva.





A memória social, como a individual, é seletiva, os princípios de seleção variam de lugar para lugar, ou de um grupo para o outro, e se transformam na passagem do tempo. Os mecanismos de seleção se encontram nos valores e sentimentos dos indivíduos, bem como na pressão social e na associação de ideias. Os valores dos indivíduos são constituídos socialmente, é o que eles consideram importante, relevante, significativo; a importância do caráter significativo foi ressaltada por HalbwachsOs valores não são, por conseguinte, produtos naturais, já que não são propriedades das coisas e sim atribuições que os indivíduos e grupos fornecem às coisas. Este processo é constituído socialmente. No caso do indivíduo, é através de seu processo histórico de vida, desde sua socialização, que ele vai produzindo os seus valores e colocando alguns como fundamentais em sua escala, que pode, inclusive, ser contraditória.

Com o fotógrafo não é diferente, é um homem que age através do poder[1] concedido pela a máquina fotográfica. Como se possuísse o fotografável determina o quê e como representar. Como guardião, seleciona o que será lembrado. Sua seleção inicia-se na pré-visualização, e nos seus parâmetros culturais; conceitos em cenas. Transcodificando estes parâmetros em imagens técnicas. Traduzindo ideias em conceitos. Cada fotografia é uma cena privilegiada, um instante selecionado do momento. Segundo Susan Sontag: “A fotografia não é só pseudopresença, mas também símbolo de ausência.” (SONTAG, 1981: 16). Isso demonstra essa característica seletiva do fotógrafo, o que representar num lugar e como.

Existem alguns controles técnicos que determinam a linguagem fotográfica, como lentes especializadas, enquadramentos e fotometria. Mas há também uma intensão de mensagem, e pra isso o fotografo estabelece um punctum[2], mesmo que não saiba como, o fotografo determina esse ponto, selecionando o que se deve olhar na imagem. Faz um jogo de percepções com receptor.

Barthes se aprofundou e analisou estas questões perceptivas na imagem fotográfica. Tendo o gesto do Operator (fotógrafo) o de surpreender o Spectator (receptor), isto traduzido em desempenhos, como: raridade do referente; apreender um gesto no seu trajeto efêmero; proeza; exploração das limitações e defeitos; e ter um grande “achado”, o inédito. Observou que na fotografia existiam algumas classificações intrínsecas, no que se refere seu corpus:
·         Fato/Empíricas (Profissionais/Amadoras);
·         Retóricas (Paisagens/Objetos/Retratos/Nus);
·         Estéticas (Realismo/Pictorialismo etc.).

A Fotografia apresenta uma dualidade de elementos, onde um deles exige do spectator um reconhecimento cultural, gerando um gosto inconsequente, isto seria o Studium: um conjunto de elementos que denotam a história e características na fotografia; o outro seria um ponto de atração visual, o Punctum. “Reconhecer o Studium é fatalmente encontrar as intenções do fotógrafo, entrar em harmonia com eles, aprova-los, mas nem sempre compreendê-las, discuti-las em mim mesmo, pois a cultura é um contrato feito por criadores e consumidores.” (BARTHES, 1984: 48). O punctum, delimitado ou não, trata-se de um suplemento, acrescentando à foto algo já existente nela.  Não seria possível estabelecer uma regra de ligação entre os dois elementos, o studium e o punctum; é uma co-presença, uma casualidade explicando o detalhe.

Além destes fatores, a fotografia possui um estigma que não o “detalhe”. Seria um “novo punctum”, que não seria de forma, mais de intensidade: O Tempo. De acordo com que o tempo se revela, é revelado também o tempo do fotógrafo. O fotógrafo não só escolhe quando vai fazer, o horário, como também enquanto tempo. Essa relação de tempo pode ser registrada quando o movimento é priorizado. É um lapso do tempo selecionado pelo o fotógrafo. Um tempo do fotógrafo. Barthes fala sobre a imobilização do Tempo ocorre de um modo excessivo “monstruoso”, sendo obstruído. É o modo como nosso tempo assume a morte, sob o álibi denegado perdidamente vivo, de que o fotógrafo é o profissional.

Um último ponto de parâmetro seria o “ar”. Uma transmissão do estado de espírito; o temperamento do referente revelado pela imagem. Como um suplemento da identidade, despojado de qualquer “importância”. O ar exprime o sujeito, na medida em que ele não se dá importância. Neste caso o “fotógrafo-flâneur” tem de estar imerso na realidade, seleciona das expressões do personagem aquela que vai traduzir simbolicamente o referente. Como a fotografia de Che Guevara, realizada pelo Alberto Korda, tornou-se uma das fotos mais reproduzidas de todos os tempos.


 A fotografia é um convite à dedução, à especulação à fantasia. O receptor ao analisar uma imagem fotográfica, seleciona o que vê, e a intensão selecionada do fotografo ifluencia essa seleção do recptor. O recptor como referente seleciona quais imagens vão traduzir sua vida, quais as que vai compartilhar. O fotografo seleciona como estas imagens serão visualizadas, antes do receptor, o fotografo selecionou uma visualidade, selecionou um tempo, selecionou uma linguagem, selecionou seu referente e o que será imortalizado.







[1] SONTAG, Susan. Ensaios sobre Fotografia [tradução de Joaquim Paiva]. Ed. Arbor, 1981, p. 8.
[2] BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 1984.







2 comentários:

  1. Confesso nunca ter parado para ler com calma as suas postagens...uma pena! Confirmo agora o que sempre soube: aqui habita um grande fotógrafo! Aqui moram os pensamentos de um belíssimo artista. Um grande viva ás Novas Mídias!! Um grande salve para os fotógrafos de vocação!!!
    Beijocas, Patrícia Mentorco

    ResponderExcluir
  2. Acho mesmo essa uma das suas melhores postagens!! Em determinados momentos é possível transferir observações para a prática do jornalismo. Outro viva pra ti!!

    Uma beijoca, Patrícia Mentorco

    ResponderExcluir